Cresça ouvindo seu cliente
A proximidade com seus clientes é algo fundamental para o crescimento do seu negócio.
Para um negócio continuar crescendo é muito importante se conectar cada vez mais com seus clientes. Isso significa estar próximo e ter os ouvidos bem abertos para ouvir o que ele pensa sobre a empresa (seja positiva ou negativamente), bem como que pode ser feito para que ele continue comprando e se satisfaça cada vez mais.
Use o Potencial da sua Equipe
Uma das maiores portas de entrada de opiniões é justamente sua equipe de vendas. O atendimento da sua empresa é quem mais escuta opiniões, necessidades e desejos do seu público. Eles estão em contato direto com sua empresa. Utilize o que eles escutam ao seu favor, no entanto, fique atento a alguns detalhes:
- A equipe precisa entender a importância de ouvir o cliente, qual é o processo que vai inserir na sua rotina para fazer isso de maneira automática e não esporádica, e ainda, o que será feito com as informações obtidas;
- Comece a enxergar cada atendimento como uma fonte de informação estratégica para o negócio.
Feedback sempre
Abra um canal para o cliente poder falar o que verdadeiramente pensa e responda esses comentários. Ao abrir um canal de comunicação com o cliente para ouvi-lo, além de ser simples, tem que haver resposta.
A resposta é o estímulo necessário para que o cliente continue ajudando o seu negócio a ser melhor através dos elogios ao que está sendo bem feito e as críticas ao que precisa ser melhorado.
Um fator importante no processo de ouvir o cliente e que gera confiança no processo e incita sua colaboração ainda mais é o retorno em relação ao que ele falou. Obviamente nem tudo que o cliente fala vai virar alguma inovação, melhoria ou ação na sua empresa, mas ele saber que foi ouvido e que sua ideia foi implementada é muito bom.
Caso o que ele falou não se tornar nenhuma ação por parte da empresa, que pelo menos ele saiba o motivo. Ou somente o agradeça por ele ter compartilhado suas ideias e/ou sentimentos.
Logo há várias maneiras de ouvir os clientes e ouvi-los é uma maneira maravilhosa de deixar a sua marca conectada com eles. E quanto mais conectados estiverem, mais próximos vocês estarão.
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