8 Dicas para Potencializar o Pensamento Criativo

8 Dicas para Potencializar o Pensamento Criativo

14 de maio de 2021 0 Por plurex_blog
Compartilhe

“Criatividade é como ginástica: quanto mais se exercita mais forte fica.”
– Walt Disney

Quer na forma como gerimos o negócio, lidamos com nossas equipes ou nos comunicamos, um olhar novo sempre traz uma nova perspectiva. Por que não um melhor resultado?

Assim, elencamos 8 dicas para potencializar a sua criatividade. Se alguma delas virem a serem úteis, seria imprescindível sua aplicação nos negócios!

Senso de humor

A criatividade está associada também aos estados de humor, às pessoas mais abertas que sabem rir. Eles sabem e podem se expressar com liberdade, costumam ser mais criativas. Portanto, por que não começar a relaxar um pouco? Por que não relativizar as coisas, tratá-las com um sorriso para obter a energia que nos traz o positivismo?

Saia do lugar comum

O que a criatividade mais ama? Realizar o incomum! A fim de criar algo novo é preciso sair da zona de conforto.

É importante viver experiências diferentes. Por exemplo: viajar para lugares desconhecidos, comer algo exótico, ler um livro que não tenha nada a ver com seu trabalho, conhecer pessoas com vida diferente da sua.

Assim, permita-se conhecer novos lugares, novas pessoas, outros olhares. Beba em outras fontes: visite blogs que tratem de assuntos diferentes do que você costuma ler, participe de eventos culturais, tente outras formas de fazer as mesmas coisas. Em suma, experimente.

Fuja do computador

Tente passar algum momento longe do computador (esqueça também o celular). Assim, envolva-se com atividades. Por exemplo: leia um livro, ouça música, e desenhe!

Relaxe a mente

Tem horas em que ficar martelando na mesma ideia nos rouba mesmo a inspiração para criar. Faça pausas e seu cérebro agradecerá: tome um chá, folheie uma revista, converse. Em suma, deixe a mente respirar um pouco, depois você vai retornar com muito mais energia.

O bom e velho caderninho

Tenha um caderninho sempre à mão e registre o que quer que passe pela sua cabeça. Por exemplo: trechos de poemas, uma música, o título de um livro, um lembrete. Mais tarde esse caderno pode ser um tesouro de referências para você consultar quando der um branco.

Sem medo de errar

Assuma riscos, não tente ser perfeito o tempo todo. Criatividade serve para explorar o desconhecido. Similarmente isso precisamos saber que frequentemente vamos errar. Um dos pontos básicos para ampliar nosso potencial criativo é reconsiderar nosso medo de errar. Ademais, podemos tentar transformar a palavra em “testar”.

Evite que o “trabalho” atrapalhe o bom trabalho

Toda sua equipe já está almoçando um sanduíche com os olhos vidrados no monitor e a maior parte já considera que as horas extras são normais? Caso a resposta seja sim, temos más notícias: não há criatividade que resista a 10 horas de trabalho contínuo. Permita-se parar um momento para pensar, assim as boas ideias virão!

Mapas cognitivos

Os mapas mentais foram criados pelo psicólogo Tony Buzan nos anos 90. Trata-se de uma técnica para estruturar ideias e acessar espaços mentais de uma forma mais criativa. São representações gráficas de como nosso cérebro recolhe informação, a processa e armazena.

Como fazê-lo? É simples: existe uma ideia central, e a partir dela vamos unindo galhos ou conectores com novas possibilidades, com novos caminhos associados a imagens ou palavras. A finalidade é ter o desenho de um mapa com todas as nossas ideias, a partir de uma dimensão central. Assim, é muito útil para tomar decisões.

Acompanhe todas as atualizações do blog no facebook e instagram.