Zona de Conforto: Saia dela imediatamente!

Zona de Conforto: Saia dela imediatamente!

14 de julho de 2021 0 Por plurex_blog
Compartilhe

Dificilmente sai do seu padrão de comportamento? Caso a resposta seja sim, é possível que tenha receio de deixar sua zona de conforto.

A fim de crescer nos âmbitos pessoal e profissional, é necessário lidar com situações fora do “normal”.

Deixar a zona de conforto significa saber lidar esse receio. Afinal, ele impede que riscos sejam tomados, atrapalhando o processo de crescimento que eles possam proporcionar.

O que é essa tal de Zona de Conforto?

A zona de conforto representa hábitos adquiridos ao longo da vida, normalmente ações que tomamos inconscientemente. Com isso, são repetidos sem perceber.

São aquelas atitudes que temos preguiça de mudar. Por exemplo: sedentarismo, da passividade, de dizer “sim” para todos, da falta de proatividade, etc.

Por que permanecer na Zona de Conforto pode ser ruim?

Ao se manter sempre executando as mesmas ações, uma pessoa dificilmente conquistará novos resultados. Raramente celebrará novas conquistas profissionais, novos relacionamentos pessoais e até mesmo crescimento empresarial.

Como adição, pode-se citar a falsa sensação de segurança e felicidade que a zona de conforto trás. Isso é algo que pode ser facilmente abalado por imprevistos externos, como uma crise financeira.

Ainda não se convenceu de que ficar na zona de conforto pode ser negativo? Bem, segue algumas coisas que pode estar perdendo não tomando essa decisão:

1. Conhecer suas potencialidades escondidas

Fazendo algo diferente, descobrimos atividades a quais possuímos talento e que não tínhamos sequer ideia. Galgando um novo objetivo aparentemente impossível, um leque de habilidades e técnicas ocultas até o momento pode se abrir diante de nós.

Mesmo que encontre obstáculos, sua capacidade de contornar e lidar com situações difíceis é muito maior!

Desafiando suas potencialidades gera uma reação em cadeia para que você desenvolva habilidades profundas e a criatividade para propor soluções e contornar problemas.

2. Descobrir a flexibilidade

Quando ficamos muito tempo diante das mesmas situações, acabamos enviesando nossa tomada de decisão e nos tornando enrijecidos diante de escolhas.

Quando se decide por se desafiar para além dos seus limites, passar a enxergar novos ângulos da mesma realidade e começa a se aproximar de novas maneira de ver a vida.

Isso acarreta uma maior flexibilidade, tanto na maneira de encarar as situações ao seu redor, quanto em lidar com as oportunidades que venham a aparecer!

3. Melhorar sua capacidade de se conectar

Um empreendedor que se mantém sempre os mesmos hábitos acaba se conectando sempre com as mesmas pessoas ou até mesmo tem contato com muitas pessoas, mas de forma rasa.

Ao deixar a zona de conforto, novas situações e pontos de vista são experienciados e compreendidos. Com isso, sua empatia e capacidade de relacionamento crescem muito.

4. Eliminar medos (conhecidos ou não)

Medos nos prendem em um ciclo vicioso. Por temer modificar um comportamento, nada muda de fato. Consequentemente, esses temores se fortalecem e crescem ainda mais.

Ignorar o medo e a incerteza é enganar a si mesmo. Assumindo riscos de forma controlada e desafiando a situações fora do normal, experimentam-se algumas dessas incertezas em um ambiente gerenciável.

Sair da zona de conforto, mesmo que aos poucos, acarreta no confronto de seus medo. O simples fato de agir já faz com esse receios comecem a se tornar menos assustadores.

5. Acreditar mais em você

A autoconfiança cresce na medida em que se supera novos desafios. Isso não quer dizer que se deva mergulhar nos seus medos e ansiedades de uma vez só. Pequenos passos para fora da zona de desenvolvem essa virtude de forma gradual.

Logo, cria-se um novo ciclo; dessa vez, um ciclo virtuoso. Quanto mais você sai da zona de conforto, mais autoconfiança ganha para encarar novas situações!

Acompanhe todas as atualizações do blog no facebook e instagram.