7 dicas para Criar um Layout de sucesso na Mídia em Ônibus e em OOH
A Publicidade em Ônibus, como toda Mídia Exterior, tem a característica de transmitir ideias de modo sucinto, mas com grande eficácia. Criar para a Mídia em Movimento ainda é um desafio, pois requer conhecimentos específicos.
Ciente disso, a Plurex – especializada nessa Mídia desde 1979, apresenta 7 dicas para Criar um Layout de sucesso na Mídia em Ônibus.
Resolva o briefing criativo numa peça para Mídia Exterior e terá uma ideia que funcionará em qualquer outro meio.
– David Bernstein
1. Texto Curto
O Título deve ser rápido e claro. O Layout limpo e objetivo.
Comparada aos outros tipos de mídia, esta deve funcionar em 7 segundos ou o dinheiro do anunciante se perde.
– Rob Morris e Steve Ground
2. Tipologia
A escolha de fontes é extremamente importante.
Não utilize fontes complicadas, de difícil visualização. Em muitos casos, é aconselhável recorrer às fontes “convencionais”. De todo modo, se você quer inovar, atente às linhas, curvas e aos ângulos da fonte analisada e escolha uma opção coerente com o tom a ser transmitido pela marca/mensagem. Linhas mais grossas costumam passar algo mais pesado, as mais redondinhas podem soar informais, as com ângulos agudos são mais exóticas.
Tenha cuidado especial com as fontes muito desenhadas, cheias de arabescos, que podem dificultar a leitura (lembre-se que o anúncio será lido de distâncias diferentes). À longa distância, as letras grossas confundem a visão, e as muito finas se tornam invisíveis, como ilustramos a seguir:
Tenha atenção com o uso de letras MAIÚSCULAS. Apostar nelas para destacar dizeres nem sempre funciona. Embora facilite a leitura de algumas palavras isoladas, essa opção pode dificultar a fluidez da leitura de sentenças.
DICA: Se tiver dúvidas em relação à legibilidade de uma fonte, faça o teste: depois de elaborar o layout, afaste-se um pouco da tela e veja se consegue ler sem nenhum desconforto.
A escolha da fonte certa pode aumentar a força da sua mensagem e transmitir seu estado de espírito:
3. Espaçamento entre as Letras
O texto com espaçamento adequado entre as letras e as palavras torna a leitura mais agradável e menos cansativa proporcionando a melhor leitura. Com pouco espaço, as letras tendem a se fundir, quando vistas de longe, conforme exemplo a seguir:
DICA: Não confie no espaçamento automático. Se for preciso, acerte o espaçamento manualmente.
4. Quantidade de Informações
Menos é mais. Quanto mais informações menos leitura.
Limite o número de Palavras e Imagens. O Uso de muitos elementos tende a diminuir o impacto do anúncio. Os busdoors marcantes são simples. A Visibilidade a distância é um bom argumento para não lotar seu layout com textos e elementos, além de torna-los visualmente poluídos.
A perfeição não é alcançada
Antoine de Saint Exupéry
quando não há mais nada a ser incluído,
mas sim quando não há mais nada a ser retirado.
Escritor, ilustrador e piloto francês
5. Contraste
Tenha atenção especial ao Contraste dos elementos entre si. As cores contrastantes funcionam bem à distância, enquanto aquelas cores sem contraste se fundem e obscurecem a mensagem. Utilize o fato de que toda impressão para Mídia em ônibus é digital, e utilize cores vibrantes que geram maior contraste e impacto visual. As pesquisas mostram que as artes contendo cores com contrastes melhoram o recall da mensagem em 38%. Para referências futuras, segue abaixo testes de combinação de cores.
6. Harmonia das Cores
Existem diversos fatores para a escolha de uma cor e uma delas é saber o sentimento que esta cor nos causa. Saber o significado de cada cor será de grande ajuda na hora de eleger a melhor opção para o seu projeto. O uso da cor adiciona uma outra dimensão a informação. Cores sugerem sua própria mensagem subliminar, despertam sentimentos e nos envolvem.
7. Tempo de Leitura
Na Mídia Móvel, o tempo de leitura deve ser considerado.
Apesar da velocidade média urbana ser de aproximadamente 20-35 Km/h, a Mobilidade pode limitar o tempo de Impacto do Público, assim 6 a 9 segundos pode ser considerada uma média razoável para o maior rendimento, conforme os dois quadros abaixo.
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