Meu Carrinho
Normas

Quais são as responsabilidades de cada parte envolvida na Publicidade em Ônibus?

Quando se pensa na veiculação de uma campanha é necessário se levar em consideração as responsabilidades cabíveis a cada um dos envolvidos nesse processo. Desta forma, a mesma poderá acontecer da maneira mais harmoniosa e de uma forma que não haja prejuízos para ambas.

a) Responsabilidade dos Anunciantes e Agências

  • Ao Anunciante cabe a responsabilidade sobre o conteúdo das mensagens a serem veiculadas, bem como a veracidade e a legalidade das mesmas, de acordo com as determinações do Código Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR).

  • Pagamento da Mídia no prazo acordado e previsto no Pedido de Inserção ou Contrato.

  • Entrega do material em tempo hábil e dentro do prazo acordado, arcando com a responsabilidade pela entrega do material fora do prazo.

  • É de responsabilidade das Agências a emissão, assinatura e envio dos Pedidos de Inserção (PI) para a Exibidora com até 10 (dez) dias úteis. Após esse prazo o documento não poderá mais ser cancelado.

b) Responsabilidade dos Exibidores

  • Instalação, veiculação e manutenção dos equipamentos, bem como a retirada dos equipamentos e retirada do anúncio quando do término da Campanha.

  • Obtenção das licenças necessárias.

  • Pagamento de todas as taxas e outras despesas necessárias à utilização do espaço (Ex.: Aluguéis, mão de obra, etc.).

  • Envio do comprovante fotográfico da contratação até de 3 (três) dias úteis seguinte ao início da exibição contratada.

Abaixo uma relação detalhada de responsabilidades que cada parte envolvida possui em relação a tópicos específicos, tendo em vista o exposto nas normas de relacionamento de acordo com a Anepo:

- Reservas

Anunciantes ou Agências:

  • As reservas devem ser requeridas com antecedência para garantia dos espaços;

  • Toda garantia de reserva de espaços deverá ser efetuada por escrito à Plurex, caso contrário será apenas considerado consulta de disponibilidade.

  • Consulta de disponibilidade não configura reserva, nem implica compromissos oficiais das partes.

  • Cabe ao Anunciante ou Agência o envio de reserva técnica referente à cerca de 10% do total dos anúncios a ser veiculados. Essa reserva será utilizada para repor anúncios caso ocorra incêndio, quebra do vidro traseiro, etc., evitando qualquer prejuízo ao período de veiculação.

Exibidora:

  • A Exibidora terá prazo 2 (dois) dias após a data da solicitação das Reservas para retornar a confirmação, através de relatório constando a quantidade de painéis, distribuídos por Regiões e/ou Linhas, de acordo com a disponibilidade.

  • À Exibidora cabe a responsabilidade de identificar quando há a necessidade de instalação de painéis referentes à reserva técnica enviada, sem que haja prejuízo algum ao período de veiculação.

  • Nos casos em que a reserva técnica precise ser utilizada e a mesma não tiver sido enviada, solicitar o quanto antes a produção desses anúncios junto ao cliente visando instalar os cartazes o quanto antes para que o período de veiculação não seja prejudicado.

- Cancelamento de Reservas

Anunciantes ou Agências:

  • Os Anunciantes/Agências poderão cancelar sua reserva, sem ônus, desde que o façam por escrito com prazo de 20 (vinte) dias de antecedência da data prevista para o início das veiculações.

  • Quando o pedido de Cancelamento de Reservas estiver sendo efetuado com menos de 20 (vinte) dias de antecedência, o solicitante será responsabilizado pelo pagamento de um mês de veiculação, conforme negociado anteriormente, a título de multa com a finalidade de ressarcir a exibidora pelos prejuízos de novas campanhas perdidas e recusadas por falta de disponibilidade.

Exibidora:

  • A exibidora poderá cancelar as reservas da mesma forma, sem ônus, desde que faça por escrito com prazo mínimo de 20 (vinte) dias de antecedência da data prevista para o início das veiculações.

  • Quando o pedido de Cancelamento de Reservas estiver sendo efetuado com menos de 20 (vinte) dias de antecedência, a exibidora se responsabilizará pelo pagamento de um mês de veiculação, conforme negociado anteriormente, a título de multa.

- Recebimento de Painéis pela Exibidora

Anunciantes ou Agências:

  • Os anunciantes se responsabilizarão pela entrega dos painéis nas respectivas praças de exibição com no mínimo 5 (cinco) dias úteis de antecedência da data de início da veiculação.

  • Os anunciantes e agências ficam responsáveis pela reposição em até 05 (cinco) dias úteis o material irregular que possa ser identificado pela exibidora, assumindo responsabilidades legais pelo conteúdo das mensagens impressas nos painéis.

Exibidora:

  • A exibidora tem como responsabilidade fazer a conferência dos painéis no ato de sua chegada e acusar, por escrito, num prazo de 24 horas, todas as irregularidades que por ventura houver. Essas podem ser: painéis danificados, qualidade inferior ao estabelecido para a praça específica, quantidade de painéis para veiculação e reposições, bem como contestação do conteúdo das mensagens.

  • No caso de atrasos ou possíveis irregularidades como as citadas acima, a Exibidora contabilizará a data de início das veiculações de acordo com a data estabelecida da reserva.

Como funciona a Renovação de Campanha?

Caso seja de interesse do Anunciante ou Agência, a campanha que já se encontra em veiculação pode ser renovada, mantendo-se os mesmo espaços ocupados. Para tal, a Plurex deverá ser informada com até 10 dias antes do término da veiculação. Para efetivação do segundo período, o contrato ou Pedido de Inserção (PI) deverá estar na Plurex com até cinco dias úteis antes do início do novo período.

Em qual data pode se iniciar a campanha?

Preferencialmente as campanhas devem ter o início de sua veiculação no dia 1 ou 16 de cada mês.

A Plurex poderá conceder como início da veiculação, outros períodos dentro do mês, de acordo com as possibilidades de espaços disponíveis e a necessidade do Anunciante ou Agência.

O que é Rodízio de Linhas?

Nas empresas de ônibus em que houver mais de um itinerário ativo, a publicidade fica sujeita a alteração de linhas e de frequência de acordo com as necessidades da empresa de ônibus para o bom atendimento de seus passageiros. Isso é devido à necessidade de um número maior de carros em uma linha para atender a uma grande demanda de passageiros em caso de eventualidade.

Fica também passível de modificação de itinerário a mensagem que está fixada em ônibus que sofre algum acidente, é incendiado, tem o vidro traseiro quebrado ou outro evento que não esteja sobre controle da Plurex.

Isso não constitui uma prática rotineira, mas é uma possibilidade a ser levada em consideração. É bom ressaltar que as empresas têm suas linhas com itinerários distintos e que o rodízio só ocorre entre carros da mesma empresa. Isso minimiza as situações de uma campanha estar sendo veiculada em uma área diferente da escolhida pelo anunciante.

Nestas circunstâncias, reputar-se-á veiculada a campanha satisfatoriamente, mesmo que sejam comprovadas posteriormente divergências em relação aos roteiros originais da colagem.



Centro Empresarial Le Monde - Ed. Hong Kong 3.000 - Av. das Américas, 3.500 - Cj. 512 - Barra da Tijuca - RJ - CEP: 22640-102